O estande da Granado e da Phebo na luxuosa loja de departamentos
parisiense Le Bon Marché era para ser temporário e funcionaria apenas
durante a operação comercial "Le Brésil Rive Gauche", realizada entre
abril e junho do ano passado. Mas diante do resultado positivo, bem
acima das previsões iniciais de vendas feitas pela loja francesa, as
duas marcas brasileiras de cosméticos conquistaram espaço permanente em
Paris, a capital mundial da perfumaria.
Mais de 120 marcas
brasileiras de roupas, acessórios, decoração e alimentos participaram,
em 2013, do evento comercial sobre o Brasil no Le Bon Marché, fundado em
1852 e que pertence ao grupo LVMH, maior grupo de luxo do mundo. Na
área de moda e beleza, somente a Granado e a Phebo passaram a ser
comercializadas de maneira permanente.
Os biquínis da grife
Adriana Degreas voltaram ser vendidos neste ano na loja, na coleção
primavera-verão, pelo prazo de seis meses. Ainda como resultado da
operação comercial em 2013, oito marcas brasileiras de alimentos e
bebidas ganharam espaço nas prateleiras da La Grande Épicerie de Paris, a
sofisticada loja de produtos gastronômicos do Bon Marché. Mas,
evidentemente, é mais fácil para fabricantes de cachaça, palmitos ou
geleia de acerola conseguirem lançar produtos na França do que para uma
marca de cosméticos.
"As vendas da Granado e da Phebo
ultrapassaram, na época do evento, 20% a 30% as previsões iniciais. Isso
reforçou nossa visão, na época, de que essas marcas tinham potencial
para funcionar a longo prazo na loja", diz Marie-Françoise Stouls,
diretora do departamento de cosméticos do Le Bon Marché.
"Adoramos
as duas marcas quando as descobrimos. Elas têm uma história, são
emblemáticas no Brasil, têm uma identidade forte, também em relação às
embalagens, e utilizam ingredientes naturais", diz Stouls, acrescentando
que os preços são acessíveis.
O sabonete em barra Odor de Rosas,
da Phebo, o produto mais vendido na loja, custa € 3,50 (o líquido custa
€ 10). Outra linha com bons resultados nas vendas em Paris, segundo
Stouls, é a Mediterrâneo, com fragrâncias como limão siciliano e
alfazema provençal (os sabonetes custam € 3,50 e, as águas de colônia, €
28). Entre os artigos da Granado, as linhas com maior destaque são a
Pink, com produtos para os pés e mãos (€ 15 a cera nutritiva para unhas,
uma das mais vendidas) e a Vintage, que integra o "sabonete bola" (€
15), e os produtos "Carioca", que foram criados especialmente para o Le
Bon Marché e depois lançados no Brasil.
Não é fácil entrar no
catálogo de cosméticos da loja, exceto, claro, no caso de grandes grifes
de luxo internacionais como Lancôme ou Dior e Guerlain (que pertencem
ao grupo LVMH). O Le Bon Marché deixou de vender, há mais de 20 anos,
marcas como L'Occitane e também produtos de beleza e de higiene pessoal
encontrados em farmácias e preferiu concentrar-se em marcas de nicho com
distribuição mais seletiva na França.
A Phebo foi comprada pela
Granado em 2004. O Bon Marché tem a exclusividade das duas marcas na
França, mas elas também podem ser encontradas em algumas pequenas, e
poucas, lojas que só vendem artigos brasileiros. Não houve interesse em
relação à Natura porque a marca possui uma butique própria em Paris, a
poucos metros do Bon Marché, diz Stouls.
Segundo a diretora, as
vendas da Granado e Phebo vêm crescendo, em média, de 5% a 10% ao mês na
loja, após a realização do evento "Le Brésil Rive Gauche", que teve
ampla divulgação na cidade.
O Le Bon Marché reúne 190 referências
de produtos das duas marcas. Por mês, são vendidas, em média, 1,2 mil
unidades. A loja não divulga a receita.
"Temos picos de vendas,
como o Natal, o Dia dos Namorados e o Dia das Mães", afirma Stouls. A
clientela, segundo ela, é "muito fiel" e majoritariamente francesa.
"Também há brasileiros que moram em Paris, além de turistas
estrangeiros", acrescenta. Os produto são comercializados ainda no site
da loja para uma clientela de outras regiões francesas, principalmente.
O
estande das marcas, que acaba de completar um ano de existência,
reproduz o visual da loja centenária da Granado no centro do Rio. Uma
equipe francesa visitou a primeira unidade da marca para recriar o mesmo
estilo das prateleiras e móveis antigos. Até a poltrona na entrada
também existe no estande parisiense, situado na seção de lingeries.
"O
Le Bon Marché lança tendências em Paris. Ficamos surpresos com a
aceitação do consumidor francês, acostumado a produtos sofisticados",
afirma Luíza Ferrez, relações públicas da Granado e Phebo. "Nosso
objetivo é continuar desenvolvendo as atividades com essas duas marcas e
fazer com que elas cresçam na França", diz a diretora do Le Bon Marché,
que reivindica o título de loja de departamentos "mais parisiense" - e,
portanto, mais sofisticada - da cidade.
fonte: Valor Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário