Os primeiros frascos contêm em média 20%
de sua massa constituída por vidro reciclado pós-consumo. Natura Humor,
Kaiak clássico, Essencial masculino clássico e Natura Ekos Frescor
foram as primeiras marcas escolhidas para serem comercializados com as
embalagens mais sustentáveis. A expectativa é que ao longo dos próximos
anos o material vá sendo introduzido em outras submarcas.
Os benefícios ambientais dessa
substituição são expressivos. A incorporação de vidro reciclado nas
embalagens dos perfumes reduz a emissão de CO2 em 357 tCO2/ano, o
equivalente à situação hipotética de um carro de passeio à gasolina dar
65 voltas na terra (deslocamento por volta de 2,6 milhões de km). Além
disso, na primeira etapa desta iniciativa foram utilizadas
aproximadamente 472 toneladas de vidro reciclado, o que evita o descarte
de material equivalente a 1,368 milhão de garrafas de 600ml (com peso
de 0,345 kg cada).
“Ousamos fazer diferente. Lançamos o
primeiro refil de cosmética em 1983. Em 2007, demos início a
substituição do álcool usado em nossos produtos pelo álcool orgânico.
Atualmente, 100% das fragrâncias usam esta matéria-prima. Em 2009,
começamos a usar o plástico verde, feito a partir de cana de açúcar e,
em 2014, lançamos o primeiro refil de perfumaria com embalagem pet 100%
reciclado”, afirma Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento de
produto da Natura.
Denise Coutinho, diretora de perfumaria,
explica que “colocamos em prática pensamentos sustentáveis que buscam
gerar impactos sociais, ambientais e econômicos positivos, entregando
valor para toda a nossa rede de relações. Aliar de forma prática nossa
visão de sustentabilidade ao negócio é um desafio que nos motiva
diariamente”.
O uso de material reciclado pós-consumo
nas embalagens é uma das metas da nova Visão de Sustentabilidade da
Natura. Até 2020, um dos desafios é utilizar, no mínimo, 10% de material
reciclado pós-consumo na massa total das embalagens Natura no Brasil.
Apenas com a introdução do vidro reciclado pós-consumo nos frascos das
suas principias linhas de perfume, nesse primeiro momento, o número
atingido pela empresa mais que dobra passando de 1,2% para 2,6%.
A companhia deu início às pesquisas para
o uso de vidro reciclado nos frascos da perfumaria em 2006. Após
diversos estudos e análises, conseguiu chegar a uma solução que fosse
efetiva e preservasse o acabamento final de alta qualidade das
embalagens, item de relevada importância para a categoria uma vez que
interfere diretamente na decisão de compra.
Outra contribuição sustentável da Natura
para a perfumaria nacional é a utilização óleos da biodiversidade
brasileira na composição de suas fragrâncias, cheiros que só o Brasil
tem. A companhia também é a única na América Latina a contar com uma
perfumista exclusiva in house.
“Hoje, temos 18 óleos essenciais da
biodiversidade brasileira, como Priprioca e Breu Branco, o que garante
um coração olfativo que assina todas as nossas fragrâncias e as tornam
únicas no mercado”, destaca Verônica Kato, perfumista da Natura.
fonte: ideia sustentavel
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