No ano em que completa cinco décadas de existência, a empresa paulista
Razzo, que atua no segmento de produtos de limpeza e higiene pessoal,
concentra esforços para ampliação de seu mercado em Minas Gerais. O
Estado, que já representa 20% do faturamento da empresa, vai receber, em
2014, uma série de investimentos que devem gerar crescimento de até 10%
nas vendas locais. Para garantir essa ampliação, a marca vai apostar no
lançamento de novos produtos, principalmente de sua linha de sabonetes
Livy.
Quando nasceu, em 1964, a Razzo atuava no setor de
processamento de ossos, do qual resultava uma farinha utilizada na ração
de porcos e aves. Pouco tempo depois, a empresa iniciou no segmento de
limpeza, produzindo sabão em barra a partir do sebo também resultante de
sua atividade inicial. De acordo com o gerente nacional de vendas da
marca, Antônio Duarte, a empresa ainda ficou muito tempo nesses mercados
até que, em 2002, passou por um amplo processo de reestruturação.
Adquiriu um parque industrial e se especializou na fabricação de
cosméticos, farmacêuticos e produtos químicos voltados para a limpeza.
"Em
2005, montamos uma linha de produção de sabonetes e lançamos a marca
Livy. Hoje, já acumulamos grande conhecimento, focamos em tecnologia e
qualidade e fabricamos massa base de sabonete para várias empresas, como
a Natura", relata o gerente. Segundo ele, a marca está presente em todo
o Brasil, sendo os mercados mais fortes os de São Paulo, Minas Gerais,
Espírito Santo, Santa Catarina, além do Nordeste. Em 2013, a empresa
cresceu 13% e neste ano pretende expandir ainda mais, principalmente por
meio do investimento em Minas Gerais.
"Estamos operando em Minas
Gerais há mais de 20 anos, pois, desde o início, sabíamos que era um
mercado com amplo potencial. um Estado com forte atuação no varejo,
com redes regionais importantes, além de ser um líder em distribuidores e
atacadistas", afirma Duarte.
Potencial - Ele destaca, ainda,
que Minas Gerais tem muitos municípios com alto potencial de consumo e é
um grande exportador de produtos por causa da boa localização no país.
"Mineiro também tem muita tradição nesse aspecto de limpeza, gosta de
arrumar a casa, fazer muita comida e precisa usar sempre esses
produtos", completa. O gerente explica que é, por causa desse potencial
promissor, que a empresa está concentrando esforços de trabalho e de
investimento no Estado.
fonte: Diário do Comércio - MG
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